Publicada em 04/03/2022 às 08:21
Como devemos nos referir ao exame radiológico: exame de ultrassonografia ou exame de ecografia?
Antes de mais nada, vamos ver a etimologia das palavras:
- ULTRASSONOGRAFIA (ULTRASSOM = Som em frequências inaudíveis para os seres humanos, a partir 20.000 HZ (20 KHZ)... GRAFIA = do grego graphein , que significa escrita) – No contexto da radiologia, o estudo que “escreve” / forma imagens através do ultrassom (US).
- ECOGRAFIA (ECO = Eco, ecoar, som refletido.... GRAFIA = do grego graphein , que significa escrita) – No contexto da radiologia, o estudo que “escreve” / forma imagens através do eco.
Para, então, responder a tal pergunta, precisamos saber como funciona o aparelho. Tentarei explicar de maneira simples:
A máquina recebe energia elétrica via rede elétrica / tomada, estimulando assim, os cristais piezelétricos dos transdutores, os quais vibram (energia mecânica), que por sua vez, geram ondas sonoras ultrassônicas (com frequências MUITO altas em relação a faixa audível humana), a partir de 2MHZ.
Essas ondas sonoras tem os seguintes comportamentos ao se deparar com as múltiplas estruturas corporais: Difração, Dispersão, REFLEXÃO, refração, Atenuação /Absorção... e dentre eles, o que interessa para formar a imagem, é a REFLEXÃO (ECO), que traz as várias informações para o aparelho.
A faixa audível do ser humano é entre 20 HZ a 20 KHZ (20 a 20.000) e a dos aparelhos de ultrassom são entre 2 MHZ a 12 MHZ, em sua maioria.
Não sei se vocês estão captando a linha de raciocínio, mas o que eu quero dizer é:
- O aparelho , ele SIM, É de ULTRASSOM (US) , pois ele gera ondas ultrassonográficas;
- O exame por sua vez, É de ECO, pois as imagens são formadas pelas informações (de textura e profundidade) trazidas pelos ecos daqueles US gerados, portanto: EXAME DE ECOGRAFIA.
Igual a ecolocalização das baleias, golfinhos, morcegos... é a mesma tecnologia do radar / sonar.
Ecolocalização
É bem verdade, que todos se fazem entender quando os colegas pedem “Solicito exame de US de...” e quando vem nos títulos dos estudos como “US de...”
Porém, talvez agora, “clareie” a sua mente quando vocês virem nos laudos os jargões usados:
- AnECOico: Sem eco (preto);
- HipoECOico: Pouco eco (variações de cinza);
- HiperECOico: Muito eco (branco).
FONTE: Instituto AMMO
Em breve retornaremos o contato
Agende sua consulta!