Publicada em 15/07/2019 às 08:53
Você sabia que a ressonância magnética é um exame que pode ser indicado para detecção da esteatose hepática, mais conhecida como acúmulo de gordura no fígado?
Isto é válido principalmente quando se trata da doença gordurosa hepática não-alcoólica, que hoje é considerada epidêmica.
Cerca de 30% da população é afetada pela doença, que pode evoluir para hepatite gordurosa e cirrose hepática, caso não seja diagnosticada e tratada a tempo.
Como alternativa à tradicional biópsia, as novas técnicas de ressonância magnética constituem um método não invasivo para identificar e quantificar o grau de esteatose, pois mensuram a fração de gordura hepática através da decomposição de água e gordura.
Estudos recentes revelam que o grau de gordura no fígado identificado pela ressonância tem uma correlação bem próxima ao mesmo grau obtido pelo exame histológico, feito em biópsia.
Além disso, diferente da biópsia, em que é verificada apenas uma pequena parte do órgão, a ressonância permite uma avaliação mais abrangente do fígado e não traz riscos ao paciente.
Fonte: samaritano.com.br
Em breve retornaremos o contato
Agende sua consulta!