Atendimento 24h (87) 2101 3099 Rua Tobias Barreto, 7 - Centro, Petrolina - PE

Radiologia

Ressonância Magnética: informações importantes sobre este exame cada vez mais usado na medicina diag

Publicada em 21/02/2020 às 08:29

O que é o exame de ressonância magnética?

O aparelho de ressonância magnética possui um grande imã, capaz de gerar um campo magnético muitas vezes mais forte que o campo magnético da Terra (cerca de 30.000 vezes).
 
Esse campo magnético poderoso consegue ordenar os movimentos das moléculas de água do corpo e, através da emissão de pulsos de radiofrequência, permitindo a formação de imagens detalhadas e de alta qualidade das mais diversas estruturas do corpo humano, possibilitando o diagnóstico preciso de uma grande variedade de doenças.
 
Vale lembrar que o exame de Ressonância Magnética não envolve nenhum tipo de radiação. 
 
É seguro fazer o exame?
 
O exame de ressonância magnética é muito seguro, desde que os devidos cuidados sejam tomados previamente à sua realização.
 
Em virtude do campo magnético muito forte, pacientes que possuam alguns dispositivos metálicos ou eletrônicos (ex: marcapassos não-compatíveis, clipes de aneurisma cerebral antigos, fixadores ortopédicos externos) não podem realizar o exame.
 
Porém,  a grande maioria dos dispositivos disponíveis atualmente são compatíveis com o exame de ressonância magnética, boa parte deles sem nenhuma restrição e outros com alguns cuidados especiais.
 
Por isso é importante realizar uma triagem adequada antes da realização do exame, o que é feito rotineiramente por profissionais experientes e qualificados na Medicina Diagnóstica Einstein.
 
E o contraste da ressonância, ele é seguro?
 
O contraste utilizado na ressonância magnética é específico para esse exame, sendo a base de uma substância chamada gadolínio. É um contraste totalmente diferente do contraste a base de iodo utilizado em outros exames, como tomografia computadorizada ou angiografia.  Os contrastes a base de gadolínio evoluíram muito nos últimos anos, sendo que atualmente a Medicina Diagnóstica Einstein utiliza apenas o contraste mais moderno disponível no mercado. 
 
O contraste da ressonância é muito seguro. Contudo, apesar de muito pouco frequentes, as reações adversas podem ocorrer, sendo geralmente reações leves. Reações graves são raríssimas, mas podem ser tratadas quando diagnosticadas precocemente e de maneira correta por uma equipe treinada para esse tipo de evento. Também podem ser utilizadas medicações prévias à injeção do contraste (como corticoides e antialérgicos), em casos específicos, para diminuir ainda mais a possibilidade de uma reação. 
 
É verdade que o exame é muito demorado e desconfortável? O que é possível fazer para aumentar o conforto durante o exame? 
 
A duração de um exame de Ressonância varia muito, de poucos minutos a mais de 1 hora, em função das áreas a serem estudadas, sequências necessárias para o correto diagnóstico, etc. No Einstein temos um cuidado muito grande em reduzir ao máximo a duração dos exames, evitando sequências repetidas ou desnecessárias e utilizando protocolos mais rápidos e silenciosos, sem prejuízo da qualidade do exame.
 
A área do corpo a ser estudada precisa ficar dentro do tubo do aparelho para que possam ser adquiridas as imagens. Dependendo parte do corpo (ex: exame do pé ou joelho), a maior parte do corpo fica fora do aparelho, sendo exames confortáveis e bem tolerados. 
 
Contudo, os exames de outras partes do corpo (ex: exame de cabeça ou coluna cervical), precisam que a maior parte do corpo, inclusive a cabeça, fique dentro do tubo.
 
A Medicina Diagnóstica Einstein dispõe de aparelhos com tubos mais curtos e largos em todas as suas unidades, minimizando a possibilidade de claustrofobia e aumentando o conforto.
 
As salas dos aparelhos são projetadas para oferecer um ambiente agradável e confortável, possuindo janelas e painéis fotográficos com temas que diminuem a ansiedade e aumentam o conforto.
 
Além disso, nos equipamentos do Einstein o paciente pode escolher seleções musicais exclusivas para ouvir durante o exame, de acordo com suas preferências pessoais e elaboradas através de uma parceria com o Spotify®, ou enviar a sua própria playlist, aumentando ainda mais o conforto e a sensação de bem-estar durante o exame.
 
Além de tudo isso, no Einstein temos um cuidado enorme com o atendimento humanizado aos pacientes, feito por uma equipe verdadeiramente preocupada com o bem-estar e as necessidades individuais, buscando sempre a melhor experiência possível em todos os exames e procedimentos. 
 
Sou claustrofóbico. Não tenho como realizar o exame?
 
Alguns pacientes, mesmo como todos os esforços para melhorar o conforto e a experiência durante a realização do exame, não conseguem realizar o exame de ressonância magnética por serem muito claustrofóbicos.
 
A Medicina Diagnóstica Einstein oferece a possibilidade que esses pacientes realizem o exame de ressonância sob anestesia, acompanhados por equipe de anestesistas qualificada e com experiência em procedimentos no ambiente de ressonância magnética, sempre com a mais alta qualidade, tecnologia e segurança.
 
O anestesista irá realizar uma consulta pré-exame, na qual ele avaliará as condições clínicas de cada paciente, com isto optando pelo nível de anestesia / sedação mais adequado para o procedimento em questão.
 
Fonte: www.einstein.br
 
 

Nos envie uma mensagem

Em breve retornaremos o contato

Agende sua consulta!