Atendimento 24h (87) 2101 3099 Rua Tobias Barreto, 7 - Centro, Petrolina - PE

Radiologia

Exames de Imagem para Diagnóstico do Câncer de Estômago

Publicada em 29/01/2020 às 13:06

Os principais exames utilizados para o diagnóstico ou estadiamento do câncer de estômago são:

Série Gastrointestinal Superior

É um exame de raios X para avaliar o esôfago, estômago, e a primeira parte do intestino delgado. Este exame é realizado utilizando contraste de bário, que ao ser ingerido cobre o revestimento do esôfago, estômago e intestino delgado. Como os raios X não atravessam o bário, é possível delinear quaisquer anormalidades no revestimento destes órgãos.

 

Tomografia Computadorizada

A tomografia computadorizada é uma técnica de diagnóstico por imagens que utiliza a radiação X para visualizar pequenas fatias de regiões do corpo, por meio da rotação do tubo emissor de Raios X ao redor do paciente. O equipamento possui uma mesa de exames onde o paciente fica deitado para a realização do exame. Esta mesa desliza para o interior do equipamento, que é aberto, não gerando a sensação de claustrofobia.

 

Alguns exames de tomografia são realizados em duas etapas: sem e com contraste. A administração intravenosa do contraste é realizada quando se deseja observar mais claramente certos detalhes, tornando o diagnóstico mais preciso.

 

A tomografia computadorizada permite confirmar a localização do câncer, e também se o tumor se espalhou para os órgãos ou linfonodos.

 

A tomografia pode ser utilizada para guiar com precisão o posicionamento de uma agulha de biópsia em uma área suspeita de ter uma lesão cancerígena.

 

Ressonância Magnética

A ressonância magnética é um método de diagnóstico por imagem, que utiliza ondas eletromagnéticas para a formação das imagens. Este exame, além de permitir uma avaliação dos órgãos internos, sem a utilização de raios X, também proporciona uma visão mais abrangente da região gástrica.

 

Tomografia por Emissão de Pósitrons

A tomografia por emissão de pósitron (PET scan) mede variações nos processos bioquímicos, quando alterados por uma doença, e que ocorrem antes que os sinais visíveis da mesma estejam presentes em imagens de tomografia computadorizada e ressonância magnética. O PET scan é uma combinação de medicina nuclear e análise bioquímica, que permite uma visualização da fisiologia humana por detecção eletrônica de radiofármacos emissores de pósitrons de meia-vida curta.

 

Os radiofármacos, ou moléculas marcadas por um isótopo radioativo, são administrados ao paciente, por via venosa, antes da realização do exame. Como as células cancerígenas se reproduzem muito rapidamente, e consomem muita energia para se manterem em atividade, o exame aproveita essa propriedade. Moléculas de glicose, que são energia pura, são marcadas por um radioisótopo e injetadas nos pacientes. Como as células de tumores são ávidas da energia proveniente da glicose, esta vai concentrar-se nas células cancerígenas, onde o metabolismo celular é mais intenso. Alguns minutos depois da ingestão da glicose é possível fazer um mapeamento do organismo do paciente detectando ponto a ponto a concentração do radiofármaco no organismo.

 

O PET scan não é rotineiramente realizado quando o câncer gástrico é diagnosticado, mas pode ser útil em alguns casos, por exemplo, ele permite visualizar se o câncer se disseminou para além do estômago e para outras partes do corpo.

 

Radiografia de Tórax

Este exame é realizado para verificar se a doença se disseminou os pulmões. O exame de raios X de tórax também pode determinar a existência de doença cardíaca ou pulmonar.

Fonte: American Cancer Society

Nos envie uma mensagem

Em breve retornaremos o contato

Agende sua consulta!