Atendimento 24h (87) 2101 3099 Rua Tobias Barreto, 7 - Centro, Petrolina - PE

Radiologia

Tomografia computadorizada detecta precocemente o câncer de pulmão

Publicada em 08/07/2019 às 10:19

​​Cerca de 75% dos casos de câncer de pulmão são descobertos em fase avançada, com possibilidades de cura muito pequenas. Por isso, detectar a doença em sua fase inicial é importante para aumentar as chances de vida do paciente.

 

“Há muitos anos se tem tentado desenvolver tecnologias para fazer um diagnóstico mais precoce do câncer de pulmão. Os exames realizados até então, como citologia do escarro e raios X do tórax, têm sensibilidade muito baixa para detectar a doença em sua fase inicial”, explica o dr. Ricardo Terra, cirurgião torácico do Núcleo de Doenças Pulmonares e Torácicas do Hospital Sírio-Libanês.

 

Por isso, mais um exame passou a ser oferecido aos pacientes: o rastreamento de câncer de pulmão com tomografia computadorizada de baixa dosagem.

 

A vantagem do exame está em detectar o câncer precocemente utilizando baixas doses de radiação, o que faz com que ele possa ser realizado anualmente de forma segura. “Hoje, temos à disposição aparelhos modernos que permitem a produção de imagens com excelente nitidez usando menos radiação”, diz ele.

 

Além disso, o uso de exames de imagens pode minimizar a necessidade de diagnósticos com procedimentos invasivos, como exames de broncoscopia ou biópsia.

 

Segundo dr.Terra, um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Câncer dos Estados Unidos com mais de 50 mil indivíduos mostrou que, fazendo a tomografia computadorizada de pulmão em uma população de risco, é possível diagnosticar precocemente a doença e diminuir a mortalidade em 20%.

 

O dr. Chang Kai Chi, coordenador do Serviço de Radiologia Torácica do Hospital Sírio-Libanês, explica que é importante que o paciente que realiza o exame de rastreamento seja avaliado por uma equipe multiprofissional composta por radiologista especializado em tórax, pneumologista e cirurgião torácico. “Esses profissionais estão capacitados para avaliar o resultado do exame e decidir a abordagem mais adequada a cada paciente”, ressalta o especialista.

 

O Hospital Sírio-Libanês vem adquirindo equipamentos modernos que possibilitam a realização de exames de imagens com doses cada vez menores de radiação sem que isso prejudique a qualidade das imagens geradas.

 

Segundo o dr. Chang, os novos aparelhos permitem que o rastreamento feito com tomografia computadorizada seja realizado com uma dose apenas três vezes maior do que a usada em exames feitos com raios X.

 

O rastreamento de câncer de pulmão com tomografia computadorizada de baixa dosagem deve ser realizado em indivíduos com idade entre 55 e 74 anos, com história de 30 maços/ano de cigarros ou tenham parado de fumar há pelo menos 15 anos. Pode ser feito também nos pacientes com idade acima de 50 anos, que tenham fumado mais que 20 maços/ano e que apresentem pelo menos um fator de risco adicional, como histórico de câncer de pulmão na família.

 

“O exame é simples e rápido — demora entre cinco e dez minutos. Não é preciso preparo prévio nem utilização de contraste”, explica o dr. Chang.

 

O Hospital Sírio-Libanês conta com um Núcleo de Doenças Pulmonares e Torácicas que possui uma equipe de especialistas dedicados ao tratamento do câncer de pulmão.

 

Cirurgiões, oncologistas clínicos, radioterapeutas, radiologistas, patologistas, pneumologistas, entre outros, reúnem-se constantemente para discutir e decidir a melhor estratégia individualizada para cada caso, possibilitando assim as melhores chances de cura e de controle da doença.

 

O núcleo também conta com grupos especializados para auxiliar os fumantes a abandonar o cigarro. Mais de 60% dos pacientes assistidos têm conseguido se manter em total abstinência.

 

O hospital possui ainda um Centro de Oncologia que oferece atendimento multidisciplinar e especializado para cada paciente, além de uma estrutura completa para a realização de pesquisas clínicas e parcerias com centros de excelência (Memorial Sloan Kettering Cancer Center e Instituto Ludwig).

Fonte: hospitalsiriolibanes.org.br

Nos envie uma mensagem

Em breve retornaremos o contato

Agende sua consulta!