Atendimento 24h (87) 2101 3099 Rua Tobias Barreto, 7 - Centro, Petrolina - PE

Radiologia

Exame de Ressonância Magnética exige cuidados especiais

Publicada em 13/06/2019 às 10:47

O procedimento pode diagnosticar diferentes doenças, como esclerose múltipla, câncer, infartos, fraturas e infecções. Além disso, detectam tendinites, hérnias de disco e lesões de ligamento.

No entanto, não é todo mundo que pode se submeter a esse tipo de exame. Pacientes que sofrem de doenças crônicas nos rins podem ter complicações com o meio de contraste e quem tem implantes metálicos no corpo, como marca-passo cardíaco ou prótese auditiva, precisa se informar para saber se o dispositivo não será afetado pelo campo magnético gerado pelo aparelho.

A presença de qualquer objeto metálico próximo a máquina do exame é muito perigoso, isso porque as máquinas de ressonância magnética funcionam por meio de imãs e ondas de rádio extremamente potentes que digitalizam o corpo e dão uma imagem de tecido interno.

Quando uma máquina está ligada, todos os objetos metálicos devem ser mantidos afastados. Até mesmo tatuagens devem ser avaliadas antes que o paciente seja submetido à ressonância, porque algumas tintas contêm ferro.

Enfim, pessoas claustrofóbicas ou que sofram de doenças que as impeçam de permanecer quietas também podem abalar os resultados e, em alguns casos, a sedação é necessária.

Hoje, a ressonância magnética é a melhor técnica disponível no Brasil para diagnóstico de várias doenças nas diferentes especialidades médicas, por exemplo na oncologia, cardiologia, ortopedia e neurologia.

Fonte: R7.com

Nos envie uma mensagem

Em breve retornaremos o contato

Agende sua consulta!