Atendimento 24h (87) 2101 3099 Rua Tobias Barreto, 7 - Centro, Petrolina - PE

Radiologia

Qual a diferença entre tomografia computadorizada e ressonância magnética?

Publicada em 08/11/2018 às 09:29

Essa é outra pergunta bastante frequente: Ei doutor, Ressonância Magnética tem radiação?

Ressonância Magnética não tem radiação ionizante! O métodos de imagem que utilizam raio-x são mamografia, radiografias, tomografia computadorizada.

Em comparação com a tomografia convencional, a tomografia "helicoidal" permite também a utilização de doses menores de radiação, além de serem muito mais rápidas. Esses equipamentos "multislice", ou seja multicorte, podem possuir 2, 8, 16, 64 e até 128 canais, traduzindo maior agilidade na realização do exame, tão importante para aquisição de imagens cardíacas, por exemplo.

A Ressonância Magnética (RM) é em analogia um fantástico "imã" que pode ser até 300.000 vezes mais força que o campo magnético da Terra. Sendo necessário que apenas parte do corpo estudada esteja dentro deste magnífico "ímã" que irá alinhar os bilhões de átomos do seu corpo. São assim, emitidos pulsos de radiofrequência (você provavelmente já ouvir falar disso em emissora de rádio, TV) na "sintonia" dos seus átomos que irão permitir em seguida a captação do "sinal" do seu corpo, traduzido por um poderoso computador em imagem. Incrível né? E 100% sem radiação ionizante!!

As técnicas de ressonância magnética tem avançado muito, permitindo diversos estudos dinâmicos, funcionais e inclusive imagens do "corpo inteiro"! Sendo um dos métodos de Diagnóstico por Imagem mais seguros da atualidade, permitindo o diagnóstico precoce de muitas doenças.

Fonte: Instituto AMMO

Nos envie uma mensagem

Em breve retornaremos o contato

Agende sua consulta!